O actual governo do PSD/CDS tem continuado a política de degradação do serviço nacional de saúde do anterior governo PS levando a que os utentes sejam os maiores prejudicados com o aumento das taxas moderadoras para preços insuportáveis, com a falta de médicos de família, com o encerramento de serviços de saúde.
Em nome de reformas desadequadas e da aclamada contenção de custos, a política deste governo mostra-se desastrosa para o país e atinge cada vez mais pessoas que neste momento já estão sem acesso a cuidados médicos de proximidade.
Há cerca de um ano, em visita à Extensão do Centro de Saúde da Avenida Duque de Loulé, em Lisboa, foram os eleitos do PCP na Câmara e Assembleia Municipal informados pela Direcção do Centro de Saúde e responsáveis desta extensão que, em face do mau estado das instalações, haviam procurado soluções junto da Freguesia do Coração de Jesus e da Câmara Municipal de Lisboa, uma vez que o governo central nada tem feito para solucionar este problema.
O facto desta Extensão servir as populações das Freguesias do Coração de Jesus e de S. José, e do seu eventual encerramento obrigar uma população envelhecida a deslocar-se para a Sede do Centro de Saúde, sita na Av. Ressano Garcia, a uma distância considerável e com poucos acessos em transporte público, torna-se urgente encontrar um espaço alternativo nestas Freguesias para a sua instalação.
Entretanto foi anunciado recentemente o seu encerramento a 15 de Fevereiro, devido à evidente falta de condições, sem que qualquer solução alternativa tenha sido anunciada, com os inconvenientes enunciados para a população.
A esta situação acresce o facto de, aos utentes presentemente sem médico de família, ser proposta a passagem para as Unidades da Alameda (Alameda Afonso Henriques): Rua Carvalho Araújo, 103; da Penha de França (aos Anjos): Rua Luís Pinto Moitinho, 5; de S. Nicolau: Rua de São Nicolau, 13 - 3º; S. Mamede/S. Isabel: Trav. Sta. Quitéria, 37. Situadas em locais ainda mais distantes.
O Vereador do PCP na Câmara Municipal de Lisboa apresentou ontem em reunião de câmara o requerimento a solicitar informações caso a CML esteja a tomar medidas no sentido de encontrar uma solução adequada à instalação da Extensão do Centro de Saúde da Duque de Loulé. O PCP na cidade de Lisboa tanto neste problema como noutros está sempre ao lado das populações e na defesa dos seus interesses.
Notícias
A degradação do serviço nacional de saúde continua
Fev 14, 2013