Notícias

JOÃO FERREIRA EM CARNIDE - GARANTIR O DIREITO A BRINCAR NA ESCOLA PRISTA MONTEIRO, ACELARAR A REQUALIFICAÇÃO DO B.PADRE CRUZ e CUIDAR O MOVIMENTO ASSOCIATIVO LOCAL

Fev 24, 2016

No passado dia 16 de Fevereiro, a convite da Presidente da Associação de Moradores do Bairro Padre Cruz, Elizete Andrade, Carnide recebeu o Vereador do Partido Comunista Português na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira.

A visita contou com o acompanhamento do Presidente da Junta de Freguesia, Fábio Sousa,bem como vários dirigentes do Movimento Associativo Local. O levantamento das prioridades de intervenção na freguesia efetuado, contribui de forma determinante para assegurar que a ação dos eleitos locais do PCP acontece em estreita ligação com as forças vivas da cidade.

Após vários anos de reivindicação pela colocação de um telheiro na Escola Prista Monteiro, a solução encontrada pela CML, não só provou ficar aquém das necessidades,atendendo à dimensão do mesmo, como não aguentou a primeira época de chuvas. Neste sentido compete ao PCP, em estreita articulação com a Associação de Pais da Horta Nova, reforçar a pressão junto da CML para a uma solução robusta que salvaguarde o direito a brincar em segurança, bem como uma intervenção estrutural que permita inverter os sinais de degradação do equipamento.

A recente inauguração da unidade de cuidados continuados e o início da construção de 20 residências são resultado do envolvimento da comunidade local no processo que garantiram que o mesmo não ficasse eternamente em projeto. No entanto, o elevado estado de degradação da zona de alvenaria, a permanência de amianto nestas casas, a postura passiva da Gebalis e o atraso na construção da solução definitiva alertam para a necessidade urgente de apresentar um plano de intervenção intermédio que permita dar resposta imediata às necessidades urgentes nesta zona da cidade.

Carece ainda de igual cuidado o facto de a unidade de cuidados continuados recentemente inaugurada continuar sem ocupação. O PCP continuará a fazer pressão sobre o Executivo camarário e reforçará a sua intervenção fiscalizadora para garantir: - Que as residências assistidas da unidade de cuidados continuados servem de facto a população do bairro, e da freguesia; - Que o Executivo Camarário apresente um cronograma atualizado da conclusão do processo de requalificação do Bairro Padre Cruz; - Que seja preparado um plano de intervenção intermédio que permita dar resposta imediata às necessidades urgentes que resultam do elevado estado de degradação da zona de alvenaria.

A força do projeto comunista na cidade e em particular em Carnide reside na dinâmica do movimento associativo local. Neste sentido encontrar soluções para os desafios vividos pelo movimento associativo significa reforçar o nível de resposta que cada associação garante à sua comunidade. O PCP, junto com os clubes e a população, não descansará até inverter a posição da CML que não tem intenção de construir em Carnide nenhum equipamento polidesportivo coberto.

A inexistência de um equipamento deste tipo obriga as associações desportivas, a assumir os encargos de levar as crianças a jogar a outras freguesias, limitando severamente a capacidade dos clubes para criar mais equipas e por esta via envolver mais jovens da comunidade. É o caso, entre outros, do Juventude da Horta Nova com quem o PCP reuniu. Por outro lado não pode o PCP deixar de reconhecer o trabalho desenvolvido pelo Movimento Associativo de Carnide, como se pode exemplificar através da resposta à comunidade da Crescer a Cores que apesar de apenas obter apoio da Segurança Social para 24 crianças consegue assegurar resposta a 40 crianças. Ou ainda, da Associação Nacional de Futebol de Rua, que tendo visto aprovada a candidatura à 6.ª geração do Programa Escolhas, se encontra neste momento a expandir a sua intervenção na comunidade juvenil da freguesia através da criação de uma biblioteca e da organização de formações de carácter profissionalizante que permitem aos jovens aprender um ofício.





© 2013 Todos os direitos reservados