Decorreu hoje o protesto promovido pelo grupo de peticionários, Associação de Residentes de Telheiras e a Associação de Pais e encarregados de Educação dos alunos do Jardim-de-infância e da Escola do primeiro ciclo de Telheiras, contra a construção de uma Igreja entre os referidos estabelecimentos de ensino.
João Ferreira Vereador do PCP na CML, Teresa Roque da Assembleia de Freguesia do Lumiar eleita pelo PCP e outros camaradas, estiveram presentes manifestando a sua solidariedade com este movimento.
Os vereadores do PCP, foram os únicos que votaram contra a proposta apresentada na CML de cedência daquele terreno ao patriarcado, por considerarem que a população não foi auscultada nem ouvida quanto à vontade de ser construída uma igreja no local e porque a deslocalização das hortas existentes no terreno em causa para outro local da freguesia deixaria de servir a comunidade escolar. Foi ainda proposto o adiamento desta proposta, uma vez que a situação jurídica do contrato com o Patriarcado não era suficientemente clara e com o propósito de compatibilizar todos os interesses presentes.
Esta situação tem vindo a ser acompanhada pelos vereadores, que realizaram uma visita à EB1 de Telheiras no passado dia 26 de Janeiro, onde reuniram com o Director do Agrupamento, a Coordenação da Escola e a Associação de Pais, apresentaram um requerimento na CML identificando alguns dos problemas que foram sinalizados e aproveitaram para alertar para a intenção de ser construída uma Igreja naquele local.