Notícias

Questões colocadas pelos Vereadores do PCP ao Executivo durante o Período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara Pública no passado dia 27 de Julho de 2016

Jul 29, 2016

Os Vereadores do PCP apresentaram três Requerimentos: Muro no Jardim de Santa Clara; terreno na Rua Washington; ATLA-Associação de Tempos Livres de Alfama, colocando a dúvida sobre o possível encerramento da instituição por falta de apoio e de verbas indispensáveis ao seu funcionamento, visto que apoia 36 crianças (Consultar documentos no canto inferior direito desta página).

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado referiu que o terreno na Rua Washington em 1917 o terreno foi entregue à CML, que posteriormente o entregou à Casa Pia e que mais recentemente como a Casa Pia não fazia lá nada do que estava previsto foi retomada pala CML. Agora vai ser visto com a Junta de Freguesia a melhor forma do espaço ficar ao serviço da população.

Outros pedidos de esclarecimento colocados pelos Vereadores do PCP dizem respeito ao ponto da situação da Colina de Santana e ao plano da CML para o Jardim do Caracol da Penha de França.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que continua a trabalhar uma comissão da qual faz parte a Câmara. Está em curso, mas mais lentamente, a transferência dos hospitais para o novo hospital que estava previsto pelo anterior Governo. Vai ser construído no Hospital dos Capuchos o Museu da Saúde. Os hospitais Miguel Bombarda e de São Lázaro já estão desativados. No último trimestre de 2016, será entregue o relatório desta comissão.

Sobre o Jardim do Caracol, referiu que existe um projeto com a EMEL para construção em dois socalcos - 40% - estacionamento para 100 automóveis, exclusivo para residentes entrada pelos dois lados, ficando o restante espaço – 60% - como zona verde.

Os Vereadores do PCP elencaram diferentes questões que foram referenciadas na visita que efetuaram à Mouraria apresentando as dificuldades que sofrem diariamente os moradores e comerciantes, pela poeira e ouros transtornos evidentes, seria necessário ter uma maior atenção ao desenvolvimento destas obras para minimizar os efeitos negativos para as populações e comerciantes.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que uma das obras na Mouraria irá servir cerca de 40 mil habitantes. Na rua das Barracas e na Rua de São Lázaro é para renda acessível.

Outra questão colocada pelos Vereadores do PCP diz respeito à obra em frente à Escola de Santa Clara na Azinhaga da Cidade, mostrando que a obra foi feita sem ter em conta as necessidades dos peões com impedimento evidentes no passeio.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado admite os erros que existe depois obra e vai soluciona-los.

De seguida os Vereadores do PCP referiram a questão do encerramento das esquadras da PSP que está ser retomado por este Governo e pretende-se saber qual a posição do Executivo.

Em resposta, o Vereador Carlos Castro informou que a CML está de acordo com o encerramento das esquadras da PSP, como sempre esteve, e que tem estado em negociações com o Ministério da Administração Interna com quem está a estudar o problema, mas que a posição do PS é completamente diferente do PCP. Já existem contractos locais de segurança em várias freguesias da cidade. Sobre a Freguesia de Carnide o problema terá outros contornos, dado que vai ser instalada a Feira Popular o que implica novas soluções.

Outra questão colocada pelos Vereadores do PCP relacionada com sobre a hipótese de instalar uma Biblioteca em Benfica, dado que a obra que estava prevista para a Fábrica Simões estava parada.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado referiu que a instalação de uma Biblioteca em Benfica vai ser feita pela CML no palácio do Baldaia. 

Por ultimo, os Vereadores do PCP referiram a questão Perguntou ainda o que se passa com o estacionamento nos passeios da Av. General Gomes da Costa.


© 2013 Todos os direitos reservados