Notícias

Questões colocadas pelos Vereadores do PCP ao Executivo durante o Período Antes da Ordem do Dia da Reunião de Câmara Privada a no passado dia 23 de Março de 2017

Mar 30, 2017

No passado dia 23 de Março de 2017, os Vereadores do PCP, na reunião privada da CML, questionaram o executivo sobre a falta de estacionamento automóvel em Carnide e a entrada da EMEL no centro histórica desta freguesia sem que a CML tenha construído o parque de estacionamento no terreno situado na Azinhaga das Carmelitas.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que os espaços reservados são provisórios e que a Câmara tem em vista dois terrenos para instalar um parque de estacionamento. Um de propriedade da Segurança Social e outro de proprietário privado que terão de ser adquiridos pelo Município.

De seguida, questionaram sobre a situação de despedimento de actuais trabalhadores da Higiene e Limpeza da CML em situação de recibos verdes que chumbaram nos testes psicotécnicos ou que não passaram nos testes físicos por excesso de peso no concurso que a CML abriu para integrar 150 trabalhadores.

Em resposta, o Vereador João Paulo Saraiva Informou que está a ser negociado com os Sindicatos a revisão do testo psicotécnico para o futuro. A avaliação Médica foi feita por dois médicos que vão no mesmo sentido, sem que a Câmara possa tomar qualquer outra decisão.

Para os trabalhadores que ficaram de fora dos serviços do Município a CML vai ver se existem outras necessidades mantendo o vínculo precário, para que possam continuar a trabalhar mas sem possibilidades de vir a ser modificado o vínculo. 

Questionaram qual a razão para a Medicina do Trabalho sair do edifício dos Serviços Sociais (SSML) e qual o local para onde vai ser deslocada.

Em resposta, o Vereador João Paulo Saraiva informou que vai ser instalada uma USF da responsabilidade do Governo no edifício dos Serviços Sociais. A CML está a procurar novas instalações com qualidade e recepção médica para os serviços da Medicina no Trabalho próximo, cumprindo escrupulosamente a legislação em vigor.

Questionaram ainda sobre quais as causas da Greve dos trabalhadores da Carris/BUS e quais as causas da Greve dos trabalhadores da EGEAC que trabalham no Castelo de São Jorge.

Em resposta, o Vereador João Paulo Saraiva informou que com a Carris/Bus estão a decorrer negociações entre a Administração e os Sindicatos, e estender a todas as empresas da esfera da Carris o acordo colectivo. Logo que haja mais informações será presente a esta Câmara. Sobre as alterações aos estatutos da Carris estão a ser adaptados ao sector empresarial Local, trabalho que ainda não está acabado. O Contrato de concessão está em fase final e virá a reunião da CML em Abril.

Sobre a greve dos trabalhadores da EGEAC no Castelo de São Jorge, a Vereadora Catarina Vaz Pinto informou que o problema foi resolvido e não chegou a haver greve.

Os Vereadores do PCP referiram-se à construção de Centro de Inspecções na Ameixoeira junto de prédios de habitação que levanta dúvidas.

Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que existem regras para a sua instalação, mas antes de qualquer licenciamento será assegurado o acesso viário, afirmando que vai trazer à CML uma imagem da habitação em volta do espaço.

Para finalizar, os Vereadores do PCP apresentaram e colocaram a votação uma Moção que pretende reafirmar junto do Ministério de Educação e do Governo a necessidade de que sejam desenvolvidos todos os mecanismos para dar início à intervenção profunda de requalificação da EB2/3 Luís António Verney, foi aprovada por unanimidade.


Ficheiros relacionados:
MOÇÃO_Luis_António_Verney_01.pdf



© 2013 Todos os direitos reservados