Os Vereadores do PCP questionaram o executivo sobre o painel do Querubim Lapa localizado no muro do terreno do triângulo de Alcântara, que a CML alienou. O PCP, por várias vezes, questionou sobre a sua preservação pela CML e se continua de fruição pública, neste momento veio a público que a sua propriedade passou a ser da CUF quando ocorreu a venda do terreno.
Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que o painel é um bem imóvel que está agarrado a um edifício e que quando há uma alienação não são retirados, sendo vendidos juntamento com o imóvel. Quando foi alienado, ficou a garantia de que o painel ficaria no jardim a construir pela CUF e de fruição pública.
Os Vereadores do PCP referiram que em visita ao posto de limpeza da Freguesia da Misericórdia, constataram que, contrariamente ao que foi votada em Câmara, os trabalhadores transferidos do Município para a Junta não conseguem gozar as folgas passadas a que tinham direito. A CML tem responsabilidades porque essas folgas correspondem a um período em que os trabalhadores ainda se encontravam ao serviço do Município.
Em resposta, o Vereador Durante Cordeiro informou que a Junta de Freguesia tem que criar um plano para que seja encontrada uma solução sem haver incumprimento e nenhuma das partes fique lesada. A barreira jurídica não está a permitir uma solução nem a transferência financeira teria enquadramento. Noutras freguesias conseguiu-se uma negociação.
Ainda em resposta, o Vereador João Paulo Saraiva informou que em breve se vai fazer uma sensibilização de dirigentes e trabalhadores para o cumprimento das condições de trabalho e para garantir que o formalismo acontece. Daqui a algum tempo estas situações vão estar resolvidas.
De seguida, os Vereadores do PCP questionaram o Executivo sobre o ponto de situação em relação ao terreno alternativo para as hortas de Carnide que se localizam no terreno da Nova Feira Popular, assim como para as hortas de Telheiras.
Em resposta, o Vereador Sá Fernandes indicou que as hortas de Telheiras estão em processo de atribuição às associações locais e as hortas de Carnide vão passar para a zona adjacente do outro lado da rua e já estão a finalizar o desenho.
Para finalizar, os Vereadores do PCP questionaram o executivo sobre o que tenciona a CML fazer em relação à descontaminação dos solos, concretamente no local de expansão do Hospital da CUF no Parque das Nações. Há queixas dos moradores relativamente aos maus cheiros e realmente existe risco de saúde pública em quanto a obra decorrer e até após a obra, se não forem tomadas as devidas precauções.
Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que se deslocou ao local e constatou que existem lamas contaminadas à espera de serem removidas para o local apropriado e que os pisos enterrados já estão construídos. Os solos foram descontaminados até 17m de profundidade, a CML tem feito fiscalizações e só nesta obra é que esta situação se está a notar. A CUF já enviou um relatório a descrever todos os trabalhos/procedimentos e cuidados que tiveram em relação a este assunto. A APA-Associação Portuguesa do ambiente e a CCDR têm estado a acompanhar esta situação. A CML tem o papel de licenciar e foi o que fez com base na informação que os solos estariam descontaminados e neste momento escreveu uma carta a pedir garantias de futuro e medidas complementares, caso que as que foram tomadas não tenham sido suficientes. Todas as informações serão enviadas aos Vereadores, à AML e aos moradores.