Os Vereadores do PCP acompanham os votos de saudação aos feitos desportivos dos atletas portugueses do ultimo fim-de-semana.
Uma primeira questão colocada pelos Vereadores do PCP, diz respeito à degradação e vandalismo do Património existente na cidade de Lisboa, entre Palácios e Palacetes, sobre a qual apresentaram um Requerimento (disponível nesta página, no canto inferior direito).
Uma segunda questão colocada pelos Vereadores do PCP, diz respeito ao antigo Quartel da GNR em Campo de Ourique está neste momento desativado, encontra-se na posse da ESTAMO e talvez pudesse servir para desbloquear a situação dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique. Sobre este assunto também apresentaram um Requerimento (disponível nesta página, no canto inferior direito).
Em resposta, o Vereador Manuel Salgado afirmou que os Bombeiros não estão bloqueados, houve um protocolo celebrado entre o Município e os Bombeiros de Campo de Ourique foi cedido em direito de superfície sobre um terreno a estes que tem uma edificabilidade acrescida, relativamente aquelas que são as necessidades expostas, de forma a financiar a própria construção do Quartel. Aguarda-se que os Bombeiros entreguem o projeto definitivo.
Numa terceira intervenção, os Vereadores do PCP abordaram mais uma vez a questão da linha verde do Metro que ainda não está a circular com 4 carruagens. Sabe-se que a CML tem efetuado algumas diligências, embora se saibam as respostas. No entanto chegou-lhes uma carta de uma munícipe onde é indicado como motivo para a não circulação imediata das 4 carruagens pois quando reduziram para 3 teve um ajusta da oferta à procura numa lógica de otimização de recursos. No entanto é completamente evidente por estudos feitos que a maior oferta de transportes públicos induz a uma maior utilização destes e crescimento da procura.
Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que falou diretamente com presidente dos Transportes de Lisboa e que obteve como resposta que a linha de metro que tem menor carga é a linha verde. O Metropolitano tem 111 carruagens triplas e estão dimensionadas para garantir uma oferta normal. Cada unidade tripla funciona com duas composições motoras e um reboque, se lhe juntar quatro unidades todas elas têm que ser unidade motoras desequilibrando a gestão da frota. A solução encarada pelo Metro como viável, no médio prazo, é que com a ampliação das estações, para permitirem as 6 carruagens, podem fazer uma composição diferente de peças aumentando o período de escoamento. Ou seja, neste momento não têm solução mas a longo prazo já têm quando as estações forem ampliadas para permitirem as 6 carruagens.
Ainda em resposta, o Presidente Fernando Medina sugeriu que fosse solicitado ao Metro um historial das decisões que sugeriram as capacidades e da questão da oferta.
Numa quarta questão, os Vereadores do PCP alertam para uma outra questão levantada por uma munícipe relativamente à falta de assentos na maioria das paragens de autocarro da cidade de Lisboa. Esta situação afeta principalmente pessoas com dificuldades de locomoção, como é o caso desta munícipe que entrou em contato com a Carris e obteve como resposta que só haverá alterações ao nível do mobiliário urbano quando voltarem a fazer um novo contrato.
Em resposta, o Vereador Duarte Cordeiro indicou que tudo o que diga respeito a abrigos e a cessibilidades vai ter uma grande revisão quando for resolvida questão do contrato da publicidade exterior do Município de Lisboa. Este procedimento está a ser finalizado e vai ser apresentada a todos Vereadores a solução para esse concurso de publicidade que implica tomadas de decisão sobre um conjunto de mobiliário urbano e as contrapartidas para o Município.
De seguida, os Vereadores do PCP apresentaram uma Moção n.º18/2016 relativa à Escola EB 2/3 do Alto do Lumiar (disponível nesta página, no canto inferior direito) para que a CML possa intervir junto do Ministério de Educação e do Governo para que sejam desenvolvidos todos os mecanismos para dar início à construção de uma nova Escola. Esta Moção foi aprovada com maioria e com a Abstenção do CDS.
Uma outra questão colocada pelos Vereadores do PCP, diz respeito à visita efetuada à Freguesia da Penha de França. Na Rua Paio Peres Correia existe uma vedação danificada da CML, em alguns troços é mesmo inexistente, para vedar o acesso a um terreno com declive acentuado que gera problemas de segurança. Deveria haver um arranjo desta área, aproveitando as árvores de fruto lá existentes, criando um espaço verde e no imediato deve ser reposta a vedação. Na Rua Dom Domingos Jardo surgiu uma enorme cratera na via que persiste ali há vários dias. No Forte de Santa Apolónia o que deveria ser um Jardim está num estado de abandono. Na Calçada das lajes tem um muro municipal que se encontra degradado. No Alto do Varejão existem vários problemas no pavimento que abateu em algumas zonas, mesmo depois de terem sido intervencionadas dificultando a circulação de automóveis e peões.
Em resposta, o Vereador Manuel Salgado informou que relativamente ao abatimento no coletor, a situação está identificada e está previsto que no prazo de um mês este coletor seja completamente substituído.
Em visita à Freguesia de São vicente, os Vereadores do PCP foram confrontados por vários moradores que pretende ver concretizada uma aspiração antiga dos moradores de poder circular na Rua Damasceno Monteiro o autocarro 734 da Carris. A CML em articulação com a Carris facilmente resolveria este problema.
Em resposta, o Vereador Duarte Cordeiro informou que vai cruzar a informação recolhida com aquela que está em curso com a delegação de competências para as freguesias, se falhar alguma situação as brigadas da CML resolveram esses problemas nas freguesias.
De seguida, os Vereadores do PCP referiram que está previsto há vários anos a construção de um Lar para Idosos na Freguesia de Benfica, já tinha sido anunciado uma solução definitiva mas neste momento a obra não está feita. Uma vez que houve um novo anúncio por parte do Presidente da CML, pretende-se esclarecimentos sobre a calendarização. Relativamente a este assunto também apresentaram um Requerimento (disponível nesta página, no canto inferior direito).
Para finalizar, os Vereadores do PCP apresentaram um Requerimento sobre a Fundação Liga na Freguesia da Ajuda (disponível nesta página, no canto inferior direito) onde efetuaram uma visita onde foram levantadas diversas questões onde a CML poderia dar algum apoio, quer na elaboração de um projeto que tem em vista a construção das residências quer na manutenção dos jardins que foram instalados originalmente pela CML. Também existem dificuldades na legalização de parte dos espaços.
Em resposta, o Presidente Fernando Medina também já visitou estas instalações. Acha que em primeiro lugar há um trabalho a fazer de forma a aumentar a própria utilização dos serviços que a Fundação hoje dispõe. A CML colocou-se disponível para colaborar no que fosse necessário, a única questão solicitada na altura foi a limpeza do terreno onde pretendem instalar as residências e um apoio à realização do projeto e a CML respondeu que sim.