No passado dia 22 de Fevereiro os Vereadores do PCP reuniram com a MUBi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta) no sentido de conhecer as suas preocupações. Relativamente ao Bike Sharing – Sistema de Partilha de Bicicletas, a MUBi concorda com a implementação do sistema com bicicletas normais em detrimento das elétricas, pois estas tornam-se muito dispendiosas na instalação e manutenção.
Concorda genericamente com o número de bicicletas, as áreas abrangidas e a distribuição de postos, que serão objeto de novo concurso. Considera que o valor previsto de 10€ diários é baixo, o que poderá levantar algumas dúvidas quanto à zona ribeirinha, visto que se trata de um percurso de características turísticas, podendo assim vir a ser concorrencial com as empresas privadas. Quanto à rede prevista, pretende que seja complementar do transporte público em simultâneo com a introdução de medidas de acalmia de tráfego na redução de velocidade veículos.
Relativamente aos corredores BUS, a MUBi propõe a permissão generalizada de circulação de bicicletas nestes corredores, excetuar aqueles em que interessa manter a velocidade comercial dos transportes, encontrando-se nesses casos outras soluções. São contra a coexistência de motas e bicicletas nos corredores BUS.
Relativamente à Av. da Liberdade, a MUBi refere que atualmente o principal problema é o mau estado do pavimento que dificulta bastante a utilização da bicicleta. Quanto à circulação considera que as vias laterais melhoraram bastante, depois das alterações realizadas pela câmara.
A MUBi concorda com Circulação contra sentido que consta na autorização das bicicletas circularem em sentido contrário nalgumas vias de sentido único para veículos motorizados, à semelhança de muitas cidades europeias. Esta possibilidade relaciona-se com o encurtar de percursos, diminuir distâncias e utilizar vias mais confortáveis para o utilizador da bicicleta. Aplicável em vias cujo perfil o permita e quando se justifique.
Sobre o projeto de requalificação da 2ª circular, a MUBi entende que este projeto não será uma prioridade face a outras intervenções mais urgentes na cidade, tendo em conta a relação custo-eficácia dos investimentos em causa. Alerta que este projeto não prevê, no seu espaço de intervenção, melhorias visíveis para a mobilidade a pé, em bicicleta ou transporte público – a 2ª circular continuará a ser um corte urbano, ineficiente para transportes públicos e perigosa para peões e utilizadores de bicicleta.
Os Vereadores de PCP solicitaram à MUBI que lhes fizessem chegar propostas sobre a circulação de bicicletas em corredores BUS e a circulação de bicicletas em contra sentido.
No mesmo dia, reuniram também com a FPCUC (Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta) que concorda com a implementação do Sistema de Partilha de Bicicletas, pelo qual tem lutado há muito tempo. Defende as bicicletas normais em detrimento das elétricas, pois estas tornam-se muito dispendiosas na instalação e manutenção. Admite que 1/4 das bicicletas previstas sejam elétricas, mas não mais do que isso.
A Federação considera que a implementação do Sistema deverá ser complementar à rede de transportes públicos. A rede deverá ser acompanhada de medidas de acalmia de tráfego e uma boa sinalização dos percursos mais fáceis e mais cómodos.
Defendem um período de experimentação e a obrigatoriedade de uma caução para os utilizadores turistas.
Relativamente à 2ª Circular, a Federação deixou uma nota escrita com os contributos para a requalificação da 2ª circular, na qual se destaca a introdução de prioridade ao Transporte Público e aos Modos Suaves - espaço dedicado à utilização da bicicleta e andar a pé.
A Federação concorda com a circulação de bicicletas e motas na generalidade nos corredores BUS, desde que exista fiscalização e concorda com a circulação contra sentido, à semelhança da MUBi.
Referiu ainda a utilização de “bike boxes”, destinadas a atribuir prioridade aos veículos de duas rodas na paragem e arranque junto aos semáforos e também a promover a segurança rodoviária aos utilizadores deste tipo de viaturas.